segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O Blogger nasceu há uma década


Há dez anos, pela mão dos técnicos da empresa americana Pyra Labs, surgia a plataforma que permitiu o advento e a rápida generalização dos blogues

O Blogger acaba de comemorar 10 anos. A plataforma mais conhecida e mais influente na generalização dos blogues nasceu a 23 de Agosto de 1999 pelas mãos dos técnicos da Pyra Labs, uma empresa que foi adquirida pela Google quatro anos depois.

Não há uma definição consistente para blogue, mas é normalmente referido como um diário online, um site pessoal ou colectivo para colocação de conteúdos ordenados cronologicamente. Mais difícil é a tradução de blogger: aquele que bloga, blogueiro ou bloguista?

O termo weblog foi usado inicialmente em 1995 mas só se generalizou nos Estados Unidos com o lançamento do Blogger. Desde aí, a evolução foi enorme.

Actualmente, "em cada minuto de cada dia, 270 mil palavras são escritas no Blogger", escreveu esta semana o product manager Rick Klau no blogue oficial da Google - que, curiosamente, só surgiu mais de um ano após a referida aquisição dos Pyra Labs.

"Cerca de dois terços do tráfego no Blogger é de fora dos Estados Unidos", liderado pelo Brasil, Turquia, Espanha, Canadá e Reino Unido. O que justifica ser o futebol o desporto mais popular entre bloggers, assunto quatro vezes mais abordado do que o basebol.

A Google promete anunciar novas funcionalidades, uma necessidade premente para a plataforma tecnológica gratuita cujos endereços estão alojados no domínio blogspot.com (ou em domínios próprios, na versão profissional) desde de Setembro de 2000 e que, dois meses depois, já tinha mais de 10 mil registos.

O Blogger está a ser ultrapassado pela concorrência directa de plataformas tecnológicas como o WordPress ou por modelos de microblogging como o Facebook ou o Twitter. Aliás, o fundador deste, Biz Stone, fez parte da equipa do Blogger na Google.

Também Evan Williams, CEO e co-fundador do Twitter, foi um dos fundadores dos Pyra Labs, com Meg Hourihan. Quando venderam a empresa em 2003 tinham sobrevivido à queda das dotcom, pagavam a seis funcionários e o Blogger contava 1,1 milhões de utilizadores registados, dos quais 200 mil com actividade em mais de uma centena de países.

O "momento principal do nascimento dos blogues" foi o 11 de Setembro de 2001, com os ataques aos Estados Unidos, escrevia a revista Wired, porque uma "maior audiência, não apenas família e amigos, podia ler" os relatos pessoais da tragédia. Foi um "ponto galvanizador para o mundo do blogging", afirmou Dan Gillmor, director do Center for Citizen Media.

Seguiu-se o Blogger para telemóveis, em Maio de 2005, e as pesquisas em Setembro. A blogosfera tornou-se incontornável na rápida divulgação de relatos multimédia em primeira mão, dos tsunamis na Ásia aos atentados terroristas em Londres e Madrid.

Em 10 anos, o espaço pessoal dos blogues passou da divulgação praticamente livre a algum controlo nos conteúdos. Apesar das leis que gerem o mundo real se aplicarem aos blogues, existiu alguma condescendência que parece estar a terminar.

O impacto real dos diários virtuais foi demonstrado na semana passada, quando, em Pittsburgh, Virginia Montanez foi despedida por revelar ser a blogger anónima PittGirl. Mais grave: a Google foi obrigada por um tribunal de Nova Iorque a identificar um blogger para ele ser formalmente acusado de difamar a modelo Liskula Cohen.

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