
Situada no planalto, a 7 Km de Valpaços, distribuindo-se ao longo da Estrada Nacional, temos a vila de Vilarandelo.
Esta zona de intervenção possui aproximadamente 2000 habitantes, distribuindo-se por uma pirâmide etária muito irregular e da qual se destaca o pouco significado da população em idade activa ou próximo dela. Por outro lado, é também facilmente verificado uma enorme perda de população nas últimas décadas, à imagem do que acontece em todas as zonas rurais desta vasta região de Trás-os- Montes. O viver desta população tem-se radicado numa agricultura de subsistência.
Contudo, a desvalorização da economia rural acabou por definir o modo de produção e principalmente por agravar as condições de subsistência das comunidades locais e, perante este cenário com impactos desoladores aos mais variados níveis, a única resposta acaba por ser o abandono da comunidade e a procura de novas paragens, quase sempre longe, na tentativa de aí encontrar melhores condições de vida.
Assim, se compreende a importância da Casa do Povo de Vilarandelo, como pessoa colectiva de utilidade pública, constituída por um tempo indeterminado, com o objectivo de promover o desenvolvimento e o bem estar da comunidade, com tradição no apoio social a grupos de risco. De facto, desde 3 de Junho de 1942, data da sua fundação, há já 62 anos, que esta instituição tem orientado o seu trabalho nas áreas cultural, desportiva, social e recentemente na área da formação. Uma das primeiras acções efectuadas por esta entidade foi a “Sopa dos Pobres”, servida na sede da Casa do Povo aos mais carenciados e desfavorecidos. Com o decorrer dos anos a Casa do Povo de Vilarandelo tem lutado sempre, aumentando cada vez mais o seu património e proporcionando melhor bem-estar, melhor formação e melhor qualidade de vida às pessoas, não só de Vilarandelo, mas também das aldeias limítrofes. Esta entidade serve, desde 1999, para além de Vilarandelo, mais 5 freguesias e localidades anexas: Alvarelhos (Lama D’Ouriço), Ervões (Sá, Lamas, Alpande, Alfonge, Valongo), Santa Valha (Gorgoço e Pardelinha) e Barreiros.
Hoje é o dia principal da vila de Vilarandelo da minha aldeia
Ate amanha gente boa
Sem comentários:
Enviar um comentário