quarta-feira, 24 de junho de 2009

Plano Tenológico faz avançar Portugal


José Sócrates elogiou o sucesso do Plano Tecnológico na promoção do desenvolvimento científico português, durante a sessão de abertura da conferência da Carnegie Mellon / Portugal no Porto.

Portugal pretende igualar ou mesmo superar a média europeia ao conseguir ainda este ano que exista no país seis investigadores a tempo inteiro por cada 1.000 pessoas da população activa.

Entre 2005 e 2007 duplicou o número de empresas com actividades de investigação e desenvolvimento, tendo, pela primeira vez, o sector empresarial privado investido mais do que o sector público nesta área.

"Portugal é, porventura, dos países europeus que tem mais mulheres, 44% a trabalhar na investigação científica", afirmou José Sócrates, destacando ainda o "progresso" de 18% registado na produção científica, quer a nível de artigos publicados em revistas científicas, quer com a multiplicação por dois e por três do número de patentes registadas na Europa e nos EUA, respectivamente.

Paralelamente, afirmou Sócrates, Portugal é "o 3º país da Europa em termos de utilização do 'e-government'", com "todo o país hoje coberto por infra-estruturas de banda larga" e em curso "mais investimento na construção de uma rede tecnológica de alta velocidade".

As escolas portuguesas estão ligadas em banda larga e, até ao final do Verão, em alta velocidade. No âmbito do programa e-escolas a distribuição de computadores a mais de um milhão de pessoas é também uma realidade.

Para José Sócrates, "isto vai ter como consequência uma sociedade mais preparada para lidar com as tecnologias da informação e comunicação", sendo o "progresso científico, o conhecimento, a tecnologia e a inovação" áreas "onde a vale a pena lutar".

Desde o início da actual legislatura que o investimento público na ciência não parou de aumentar.

O Plano Tecnológico quer mobilizar as empresas, as famílias e as instituições para que, com o esforço conjugado de todos, possam ser vencidos os desafios de modernização que Portugal enfrenta.

Ate amanha gente boa e Viva o Eng. Socrates

Sem comentários: