
Em Portugal 29% das pessoas idosas vive na pobreza, com menos de 60% do rendimento médio dos portugueses, ou seja menos de 260 euros por mês. A nível da União Europeia Portugal é o quarto país com maior pobreza entre as pessoas com mais de 65 anos. Esta é a conclusão de um estudo elaborado pelo Centro Europeu de Investigação em Política Social.
A nível europeu existem 74 milhões de pessoas com mais de 65 anos, 13 milhões dos quais vivem na pobreza, ou seja cerca de 17,5%, um em cada seis.
Chipre, Irlanda, Espanha, Portugal e Grécia são os países com maior pobreza entre os idosos. A percentagem de pobreza nos idosos é inferior nos países do leste recentemente entrados na União Europeia, sendo a República Checa o país com a menor percentagem, 4%.
Segundo o mesmo estudo as pessoas idosas têm em Portugal 1,6 vezes mais probabilidades de viverem na pobreza do que as pessoas de idade inferior a 65 anos, representando este valor o terceiro pior na União Europeia. Portugal é também dos países onde é maior o risco de pobreza durante a vida activa.
Ate amanha na feira dos santos
Sem comentários:
Enviar um comentário